A importância do feedback nas empresas: aprenda como desenvolver

Esqueça de uma vez por todas a velha noção do puxão de orelha. O feedback é uma ferramenta muito mais ampla do que isso! Trata-se de uma crítica, uma análise cuidadosa, um diagnóstico de teor positivo ou negativo do desempenho de um funcionário ou de uma equipe.

A importância do feedback nas empresas extrapola sua capacidade de trazer melhorias para as habilidades e para a carreira dos funcionários. Quando bem executado, o feedback é um alicerce para melhorar a performance do time, evoluir as lideranças, reduzir conflitos interpessoais, engajar e motivar os profissionais, tornar o ambiente mais produtivo e permitir que a empresa seja ainda mais rentável.

Mal aplicado, no entanto, ele pode soar humilhante e desestimulante e até mesmo degringolar para situações que poderiam ser caracterizadas como assédio moral. Por isso, é fundamental saber como produzir os melhores resultados com o feedback dentro das práticas consagradas em gestão de pessoas.

Quer saber como fazer isso? Feedbacks de boa qualidade costumam seguir algumas regras, que você conhecerá no post de hoje. Continue a leitura!

Seja objetivo

O que exatamente precisa ser melhorado ou mudado? Qual situação específica desagradou? Ou, em caso positivo, como o colaborador se destacou? Seja absolutamente claro, pontual e conciso na crítica, tanto positiva quanto negativa, usando exemplos reais da conduta do funcionário para embasar seus comentários.

Não generalize nem seja vago ao dar o feedback! Caso isso aconteça, você não permitirá que o funcionário realmente perceba o que deve melhorar ou continuar fazendo e, assim, seu feedback não tem uma utilidade prática.

Invista na imparcialidade

Evite adjetivos ao se referir à conduta ou às características do funcionário. O melhor é compará-las aos objetivos da empresa, sua missão e seus princípios. Descreva os fatos com objetividade, sem entregar-se a qualquer tipo de emoção. Lembre-se de que o seu foco é trazer elementos de aprimoramento ao colaborador, e não extravasar sua raiva ou frustração.

Seja rápido

Existe alguma situação específica que merece um feedback? Então, prepare o retorno ao funcionário o quanto antes! Quanto mais rápido ele for feito, mais fresca a situação estará na mente do chefe e do subordinado. Assim, há maiores possibilidades de análise e ganhos a partir da situação.

Gestores capazes de entregar feedbacks rápidos e ágeis também mostram à equipe que estão atentos à rotina produtiva de todos, fazendo com que os colaboradores se sintam valorizados e engajados.

Estimule uma cultura de feedback

Como gestor, é fundamental que você propicie um ambiente em que os colaboradores estejam sempre abertos e atentos ao feedback e, ao mesmo tempo, se sintam à vontade para trazer demandas e questões aos líderes.

A importância do feedback nas empresas precisa ser compreendida por toda a equipe. Afinal, trata-se de uma oportunidade de crescimento e aperfeiçoamento, e não de um momento tenso e de risco do emprego. Quando há um clima de fofoca e rumores infundados e contraproducentes, o feedback perde grande parte de sua eficiência.

Fique atento aos resultados

O gestor responsável pelos feedbacks precisa sempre verificar se os funcionários realmente compreenderam a mensagem e se foram capazes de implementar mudanças em suas rotinas de trabalho a partir das críticas ou dos elogios. Uma equipe responsiva ao feedback é um time de ouro, porque poderá ser constantemente aprimorado até alcançar uma alta performance. 

Quando bem aplicado, o feedback fomenta nos funcionários a sensação de pertencimento a um time. Eles melhoram seu desempenho e, além disso, sua empresa passa a ter uma diminuição na rotatividade. É um jogo em que todos ganham, desde que as regras acima sejam sempre observadas.

Viu só? A importância do feedback nas empresas alcança vários níveis e, por isso, não deixe de valorizar essa ferramenta! Você já viveu situações negativas com feedbacks? Sua equipe costuma gostar e receber bem esses momentos? Deixe seu comentário, conte-nos suas experiências e participe do debate!

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