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Quando uma pessoa não está se sentindo bem e não consegue identificar seu problema de saúde, a primeira coisa que ela faz é procurar um especialista para ajudá-la. Nesse caso, um médico. Ao realizar a consulta, o profissional provavelmente solicitará uma série de exames que o ajudarão no diagnóstico.
Exatamente da mesma forma funciona o Diagnóstico Organizacional, que é um conjunto de ações e análises que visam diagnosticar a saúde de uma empresa. Em outras palavras, é verificar o alinhamento estratégico da organização através da avaliação dos pontos fortes e de suas fraquezas, buscando identificar os pontos geradores de problemas e as melhores soluções para eles.
Portanto, o Diagnóstico Organizacional é uma excelente ferramenta de gestão para mapear oportunidades e identificar pontos de melhoria. O objetivo é superação das dificuldades e do aumento da competitividade no mercado, seja ele nacional ou internacional.
A importância do diagnóstico organizacional como ferramenta de gestão para a empresa
Pela definição do Diagnóstico Organizacional, já é possível perceber o tamanho da importância dessa ferramenta para a gestão de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Isso porque uma gestão eficaz é realizada com base em dados concretos e não em achismos. Exatamente por isso essa ferramenta é tão indicada no suporte aos gestores.
Por meio do conjunto de informações geradas por esse diagnóstico, o gestor se torna mais seguro para reestruturar a empresa e definir estratégias tanto para a sua sobrevivência e manutenção, como para a expansão do negócio. Contudo, é necessário compreender bem dois pontos preciosos para que um bom Diagnóstico Organizacional seja útil em uma gestão estratégica: a validade dos dados e a frequência do diagnóstico. Para entender melhor como funcionam esses dois pontos, acesse o e-book Tudo sobre Diagnóstico Organizacional.
Benefícios do Diagnóstico Organizacional
Quando realizado corretamente e de forma contínua, o Diagnóstico Organizacional possibilita diversos benefícios para a gestão e para a organização como um todo. E, para ilustrar, elencamos abaixo os principais benefícios que a sua empresa será capaz de alcançar ao utilizar essa excelente ferramenta de gestão:
- Cultura organizacional: analisando as informações coletadas, é possível entender melhor a cultura organizacional da empresa e compará-la às políticas do negócio, como missão, visão e valores;
- Pontos fortes e fracos: são facilmente identificados os pontos que exigem melhorias e as características com as quais a empresa pode contar para maximizar os resultados;
- Saúde da empresa: ao reunir informações do momento atual do negócio, é possível compreender o estado real da empresa ou sua saúde;
- Recortes macro e micro: proporciona uma visão integrada e articulada da organização ou de um problema específico, fazendo com que a visão dos processos da empresa seja ampliada;
- Oportunidades e desafios: comparando a situação do mercado com os pontos fracos e fortes da empresa, é possível criar mais facilmente novas oportunidades;
- Tomada de decisão ágil: possibilita maior agilidade na tomada de decisão para vencer obstáculos e direcionar a empresa;
- Decisões acertadas: compreendendo melhor o funcionamento da empresa e os pontos que precisam de melhorias, é possível desenvolver planos de ações e tomar decisões mais precisas, direcionando melhor os investimentos.
Todos os benefícios citados acima proporcionam, de modo geral, excelência na gestão da empresa quando as ações são bem desenvolvidas e aplicadas. E, quando o funcionamento de uma empresa segue o fluxo desejado, consequentemente a qualidade de vida no trabalho é ampliada. Aliás, uma das ações do diagnóstico é justamente analisar o clima organizacional da empresa.
Esse clima organizacional nada mais é que o conjunto de impressões gerais ou percepções dos funcionários em relação ao seu ambiente de trabalho. Embora os eventos internos afetem os membros da organização de formas diferentes, uma vez que algo possa parecer agradável para um indivíduo e não para outro, cria-se na empresa um tipo de padrão de comportamento.
Ao observar esse padrão comportamental, ou clima organizacional, é possível que sejam identificados problemas de relacionamento e liderança, por exemplo. Eles devem ser solucionados para melhorar o desempenho das equipes. A aplicação periódica dessa pesquisa, como informado em um dos pontos preciosos do Diagnóstico Organizacional, possibilita o acompanhamento do bem-estardos trabalhadores de cada setor.
Tal característica é muito importante, porque a procura pela felicidade é fundamental para todos os seres humanos. E um dos principais ativos de uma empresa é justamente os seus recursos humanos.