Gestão do conhecimento e sua importância na educação corporativa

Nós sabemos que o mundo dos negócios evolui constantemente — há trinta anos, tudo era diferente. Muitos conceitos sofreram grandes mudanças, exigindo adaptações e inovações por parte das empresas. A gestão do conhecimento na educação corporativa, que se insere nesse contexto, representa oportunidades de crescimento e potencialização.

Ficou curioso para conhecer a importância dessa prática? Então, confira o conteúdo que separamos para você!

O que é gestão do conhecimento na educação corporativa?

É um processo em que o conhecimento dos colaboradores é passado para a empresa. Do mesmo modo, a instituição deve oferecer oportunidades de aprendizado aos seus funcionários. Isso quer dizer que esse tipo de gestão é uma via de mão dupla, na qual todos são favorecidos.

Outro aspecto importante é que, por meio dessa prática, a organização não deve engavetar as novidades e soluções que os colaboradores trazem, mas repassá-las aos demais. Há foco no desenvolvimento coletivo.

Ao levar em consideração o cenário social e econômico e suas transformações, esse importante sistema de gerenciamento corporativo permite que a gestão de conhecimento seja uma ferramenta estratégica para colaboradores e gestores.

Qual a importância da gestão do conhecimento para a corporação?

O conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aplicação sempre foi essencial para a criação de táticas e instrumentos para a conquista de novas civilizações.

Atualmente, para a organização, as novas aprendizagens visam à criação de estratégias e inovações que tragam bons resultados, produtividade e motivação.

A maior parte da apropriação do saber na corporação está relacionada à experiência e à capacidade de aceitar o novo. Dessa forma, ao implantar a gestão do conhecimento, as empresas devem pensar nos empregados de maneira humanizada, focando nas competências essenciais para o desenvolvimento do trabalho.

O conhecimento adquirido diariamente é essencial para que uma companhia mantenha-se competitiva no mercado, tornando o seu empenho significativo e aumentando a sua produtividade.

Portanto, investir nisso é cuidar do futuro da empresa e preservar a sustentabilidade nos negócios, por meio de uma gestão de qualidade e uma liderança inspiradora.

Como estimular a educação corporativa?

Realize um processo de integração efetiva

A internalização da cultura organizacional, da história e filosofia da empresa são essenciais para orientar atitudes e posturas adequadas nos novos colaboradores.

Neste processo as pessoas começam a entender que a empresa valoriza o conhecimentos e é uma oportunidade única para apresentar marcos históricos e conhecimentos destaques da empresa aos novatos.

Crie canais de comunicação

Com um bom espaço de comunicação, os colaboradores compreenderão os objetivos da empresa, a importância dela e quais são as expectativas para o futuro.

É importante que os funcionários sintam-se motivados e entendam o valor do conhecimento. Isso só acontece quando a organização começa a trabalhar com a aprendizagem partilhada, discutida e transferida.

Estimule novas ideias

Estimular a inovação é um grande passo para todos — colaboradores e gestores. O conhecimento está diretamente ligado à renovação, ao aperfeiçoamento e à mudança.

Por isso, é preciso que a instituição não fique na zona de conforto. Os tempos mudam e é necessário adaptar-se aos novos mecanismos de produção.

Compartilhe o conhecimento

Estabeleça uma cultura do conhecimento compartilhado, não apenas como ferramenta, mas como uma filosofia de trabalho. Esse aspecto é relevante para que a empresa consiga provocar o aprimoramento coletivo de forma natural.

Incentive a produção intelectual

A participação em eventos, workshops e em atividades onde o conhecimento é compartilhado representa um grande incentivo para os colaboradores.

Essas experiências podem provocar o crescimento intelectual e, consequentemente, a percepção sobre o quanto ele é necessário para o bom desempenho e para o reconhecimento no ambiente corporativo.

Divulgue bons resultados

É importante pensar na aplicação do conhecimento produzido na empresa, já que a gestão que cuida dele baseia-se em identificação, criação, avaliação e aplicação, por meio de estratégias sistematizadas.

É significativo valorizar as realizações dos colaboradores e evidenciar, na prática, os bons resultados. Projetos não podem ficar engavetados por falta de estímulo. Por isso, conte com bons canais de comunicação para conhecer boas ideias e concretizá-las.

Notou como a gestão do conhecimento na educação corporativa é importante e pode trazer grandes benefícios para a organização? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco. Estamos disponíveis para auxiliá-lo!

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