Tomada de decisão é um tema milenar na história da humanidade. Desde a Grécia Antiga, berço da filosofia ocidental, o tema vem sendo discutido, construído e modelado.
Você já ouviu falar em Sócrates, certo? A sua filosofia consistia fundamentalmente em incentivar os gregos a questionar e refletir sobre suas crenças e razões. E ele fazia isso com a intenção de provocar as pessoas a reavaliarem suas atitudes e tomarem melhores decisões.
Preste atenção em como, apesar de ser na época de Sócrates, o tema apresentado no parágrafo anterior parece atual – as pessoas estão cotidianamente buscando melhorar suas vidas através das decisões. Isso mostra como Tomada de Decisão é um assunto constantemente estudado e revisado há séculos.
Refletir sobre crenças e razões, melhorar a tomada de decisão e atitudes ainda são foco recorrente de discussão em empresas. Se não é discutido na sua é recomendável que ela atente-se a este primordial assunto.
A empresa deve se renovar constantemente para crescer, e isso só é possível através de reavaliação de crenças e práticas! Inovação e crescimento são irremediáveis frutos de alguma importante decisão tomada no passado – ou uma série processos decisórios.
Por outro lado, uma má decisão pode fazer uma organização perder tempo e dinheiro. E uma série de decisões ruins pode ser altamente destrutiva para um negócio.
Encare os fatos: não é possível fugir da tomada de decisão. Portanto, que tal prestar atenção às tomadas de decisão da sua empresa a partir de já?
Baseando-nos nesta incontestável realidade – relação entre crescimento e tomada de decisão – vamos expor aqui para você, as formas como podemos ajudar sua empresa a melhorar todos os processos de tomada de decisão. Veja a seguir as nossas soluções para o problema.
Conheça profundamente sua empresa – como nunca imaginou ser possível
Você sabe o que as pessoas da sua empresa pensam a respeito dela? Saiba que a maneira que os colaboradores percebem a organização influencia diretamente nas decisões operacionais e táticas que são tomadas diariamente.
É recomendável que a sua empresa seja submetida ao Diagnóstico Organizacional constantemente. Com este serviço você conhecerá profundamente sua empresa e as pessoas que nela trabalham. Conhecerá a real Cultura Corporativa em voga, e como ela influência nas decisões operacionais e táticas.
E tem mais: a subjetividade dos colaboradores tem importante participação na tomada de decisão cotidiana: as emoções, os relacionamentos e o bem-estar das pessoas têm influência imensa nas decisões. O Diagnóstico revelará claramente onde, como e porque esses fatores subjetivos têm impactado no sucesso da sua empresa.
Melhore a Qualidade de vida no Trabalho
Vimos no item anterior que o bem-estar influencia na tomada de decisão. Uma das formas de melhorar o bem-estar dos colaboradores é investir em programas de Qualidade de Vida no Trabalho.
Na EIDEA temos três soluções que promovem qualidade de vida e bem-estar de forma imediata: temos o Plantão Psicológico, a Cão-terapia e a Arteterapia.
Não é possível ter absoluto controle sobre o sucesso das decisões, entretanto, ao investir na qualidade de vida a empresa elimina interferências potencialmente prejudiciais aos processos decisórios: pois melhora a saúde psicológica, alivia o estresse e o melhora o ambiente de trabalho. Possibilitando que os colaboradores sejam mais focados em suas atividades do dia a dia – e portanto em suas decisões que concernem a empresa.
E veja bem: os colaboradores também querem isso! Querem ser melhores, mais produtivos e se sentirem melhor com seus trabalhos. Mas certas melhorias fogem do controle deles, pois dependem inteiramente da empresa – os investimentos na qualidade de vida no trabalho, por exemplo.
Eduque os colaboradores sobre a Tomada de Decisão
Existe uma ciência por trás da tomada de decisão. A inteligência emocional tem papel importante neste sentido.
A sua empresa pode proporcionar aos seus colaboradores conhecimentos sobre como as emoções deles influenciam diretamente nas decisões que tomam diariamente. Quando as pessoas tomam consciência das variáveis que interferem em suas decisões, elas ganham clareza e maior controle sobre elas.
Podemos ajudar você neste sentido com uma de nossas Palestras. Acreditamos no diferencial que oferecemos com elas para levar o melhor até sua empresa.
Melhore os relacionamentos interpessoais
Por último apresentamos a você uma maneira pouco difundida para melhorar relacionamentos interpessoais: o Workshop.
O workshop é um treinamento prático, no qual as pessoas participam ativamente para chegar ao resultado final. O processo do workshop pode ter como objetivo, por exemplo, melhorar os relacionamentos interpessoais que interferem continuamente na forma como as decisões são tomadas na sua empresa.
Veja dois exemplos:
- Se as pessoas não tem envolvimento positivo umas com as outras, elas evitam de se relacionar e a tomada de decisão coletiva compromete-se;
- Se o líder não é receptivo a fornecer suporte aos colaboradores, ele pode acabar ignorando fatores cruciais da equipe – pois as pessoas não contam tudo a ele – para tomar uma decisão pelo grupo.
Os relacionamentos interpessoais positivos são fundamentais, concorda?
Com nossos Workshops personalizados, proporcionamos oportunidades para as pessoas terem maior empatia, entenderem seus conflitos e deixarem as diferenças em plano de fundo, ajudando-as a focar nos processos de decisão.
Criamos condições para os relacionamentos interpessoais tornarem-se amplamente benéficos.
Essas são as nossas soluções para melhorar a tomada de decisão, de forma global, na sua organização.
Então não espere mais um dia sequer para aprimorar as decisões na sua empresa! Fale agora com um de nossos consultores e saiba como!