Não há como negar: grande parte do sucesso das empresas está relacionado ao desempenho das pessoas. E existem diversas formas de melhorar o desempenho, uma delas é organizar Workshops!
O desempenho é uma condição multifatorial, ou seja, diversos fatores e variáveis influenciam nele. Este é um dos motivos que torna a gestão de pessoas um enorme desafio.
São inúmeras variáveis – objetivas e subjetivas – que exercem influência sobre este aspecto tão caro às organizações – o desempenho dos colaboradores.
As variáveis objetivas dizem respeito aos diversos aspectos como: o ambiente de trabalho, os benefícios que a empresa oferece, os treinamentos técnicos ofertados, a possibilidade de crescimento dentro da organização, etc. Por serem tangíveis, são mensuráveis e facilmente relacionáveis ao desempenho final dos colaboradores.
Por outro lado, as variáveis subjetivas são mais difíceis de acessar e medir, o que as torna um grande desafio para melhorar o desempenho. São exemplos: a saúde, a disposição, a inteligência emocional, o condicionamento mental, etc. É tudo aquilo que é singular de cada pessoa e que pode ser em parte compartilhado por outros.
Estas variáveis podem ser acessadas, por exemplo, pela pesquisa de clima organizacional. O bom consultor conseguirá elaborar questionários e entrevistas de modo a diagnosticar os fatores subjetivos associados ao desempenho das equipes. E, por conseguinte, propor as melhores soluções.
Contudo, algumas vezes é possível também identificar os infortúnios do desempenho no próprio cotidiano da empresa. Provavelmente neste caso, eles estarão muito mais evidentes e exigirão soluções mais urgentes.
Os Workshops são excelentes soluções para esses comprometimentos no desempenho. Eles podem funcionar como treinamentos práticos de habilidades e competências, bem como podem ter função de desenvolver aspectos mentais, emocionais e psicossociais dos colaboradores – ou seja, as variáveis subjetivas.
Esses aspectos são fundamentais até mesmo para a aplicação de conhecimentos técnicos no dia-a-dia. O universo subjetivo precede o prático, portanto, o desempenho dos colaboradores depende das condições psicológicas e mentais.
Elaboramos uma lista com 10 variações possíveis de Workshops para melhorar o desempenho. Variações estas que visam promover as condições mentais, bem como as habilidades práticas dos colaboradores.
Continue a leitura e conheça os Workshops.
1 – Workshop para estimular autoconhecimento e autoconfiança
Você sabia que os Workshops foram popularizados no mundo como propostas para ampliar a consciência e autoconhecimento das pessoas?
Foi durante as décadas de 60 e 70 nos Estados Unidos, que Fritz Perls e Carl Rogers, ambos proeminentes psicólogos, propuseram novas formas terapêuticas em grupo. Eles usavam diversas técnicas para ajudar as pessoas a aumentar o conhecimento integral de si mesmas e de seus relacionamentos interpessoais.
Estas técnicas ainda hoje são muito úteis para essas finalidades. Autoconhecimento é primordial para uma pessoa ser uma integrante colaborativa e construtiva de qualquer equipe. E a autoconfiança é essencial para o desenvolvimento de trabalhos com qualidade.
Nesta modalidade de Workshop, os colaboradores conversam cooperativamente sobre como se sentem e percebem-se enquanto participantes de um todo. Além disso, aprendem a assumir as devidas responsabilidades pelas questões presentes nos relacionamentos e pelos resultados dos trabalhos, através de atividades vivenciais.
Dessa forma, é proporcionado às pessoas, maior poder sobre aquilo que elas realmente podem controlar nos relacionamentos interpessoais e no ambiente de trabalho. E também ficam estimuladas a enfrentar os desafios de cabeça erguida, e a não responsabilizar outras pessoas por problemas que venham a ocorrer.
Trata-se de um Workshop com tema delicado, pois envolve a intimidade das pessoas. Portanto, o profissional deve ser um(a) psicólogo(a) e muito bem treinado(a) para o trabalho.
2 – Workshops para motivar os colaboradores
Uma das formas mais conhecidas de Workshop é a que tem o objetivo de motivar os colaboradores.
A motivação é um dos principais fatores relacionados ao desempenho das equipes. Equipe motivada, engaja-se e produz mais com maior qualidade.
Acontece que a motivação dificilmente pode ser mantida por longos períodos durante o ano sem alguma atividade diferenciada no ambiente de trabalho cotidiano. Uma forma desviante da rotina de motivar pessoas, que é mais efetiva que as palestras, e tem duração relativamente curta, são os Workshops!
Os Workshops estimulam a interação entre as pessoas, fazendo com que descubram novas formas de se relacionar positivamente durante o processo.
Importante ressaltar que: Workshop não é sinônimo de Dinâmica. Em alguns casos podem ter o mesmo objetivo, porém, o nível de aprofundamento e desenvolvimento do Workshop é muito maior. No entanto, algumas variações de Workshops podem consistir de um conjunto de dinâmicas, que sejam coesas e coerentes entre si.
3 – Workshops para estimular criatividade e inovação
Cada empresa exige diferentemente da capacidade criativa e inovadora de seus colaboradores. E é vontade dos colaboradores atenderem a esses requerimentos para contribuírem e crescerem na organização.
Justamente por essa singularidade que concerne os fatores inovadores de cada empresa, estes workshops devem ser e são altamente personalizáveis.
Toda pessoa tem o potencial para ser criativa, no entanto, a ativação deste potencial não é tarefa simples. Estes Workshops vão muito além de estimular as pessoas a saírem de suas zonas de conforto. Eles promovem consciência dos potenciais adormecidos em cada um, e a descoberta de outros desconhecidos.
Além de sair da zona de conforto, portanto, a pessoa sente segurança e age assertivamente para permanecer fora dela.
Equipes que desempenham com primor seus trabalhos tem a capacidade de apresentar ações criativas e inovadoras para solucionar qualquer desafio que apareça. Investir na criatividade com Workshops é agir proativamente para não perder tempo e qualidade com o futuro desconhecido de sua empresa.
4 – Workshops para desenvolver lideranças
Há diversos estilos de liderança. Um estilo que nós acreditamos ser muito benéfico para equipes como um todo é o da liderança servidora.
Formar líderes requer treinamento. E não é somente treinamentos técnicos que a formação do líder exige.
Os Workshops apresentam o tipo de treinamento ideal para a formação de lideranças, pois todo Workshop é vivencial! E o que isso quer dizer?
Significa que as pessoas aprendem na prática! Além disso, elas assimilam instruções e conhecimentos necessários para desenvolver o repertório da respectiva prática com segurança e eficiência.
Conhecimento e prática integrados é fator substancial para incorporar a habilidade no dia-a-dia. É exatamente isso que os Workshops para lideranças proporcionam: efetividade na transmissão de conhecimentos aprendidos para a rotina.
Lideranças devidamente treinadas são peças-chave para o desempenho ótimo de equipes.
5 – Workshops para mediação de conflitos
Conflitos têm função prejudicial para o trabalho em equipe.
Existem diversas possibilidades de roteiro para Workshops que contemplam a observação e resolução de conflitos. Técnicas do psicodrama e da gestalt-terapia – teorias da psicologia clínica – são muito úteis para esta finalidade.
Não existe como mediar conflitos sem falar sobre eles ou expressar os sentimentos que os permeiam. O Workshop é um contexto controlado e seguro para esses sentimentos emergirem. Quando estes chegam à tona, as pessoas tornam-se conscientes deles, e é neste ponto que é possível fazer alguma coisa para resolver o conflito em questão.
Conciliado o conflito, as pessoas envolvidas conseguem relacionar-se de maneira positiva novamente, e estarão preparadas para lidar com futuros conflitos que por ventura possam surgir.
6 – Workshop para desenvolver inteligência emocional
Inteligência Emocional é muito debatida e valorizada nas organizações. No entanto, diversas empresas ainda tem um longo caminho a percorrer para desenvolver inteligência emocional em seus colaboradores e líderes.
Muitas pessoas creem que a habilidade de “controlar emoções” faz parte do conceito de inteligência emocional. No entanto, não é bem assim.
Muitas pessoas controlam emoções durante períodos prolongados, mas na verdade só as estão reprimindo. E isto é muito prejudicial à saúde mental e física.
Os termos controlar ou gerir emoções são muitas vezes mal interpretados, e associados à capacidade de eximir-se de emoções ou deixar de ser influenciado por elas. Isso é inconcebível em termos da psicofisiologia. Controlar emoções é uma ação paliativa que traz danos a longo prazo.
Nos Workshops para inteligência emocional, as pessoas aprendem a entender amplamente as emoções, e a associá-las aos respectivos e justos contextos em que elas surgem. Fazer isso é essencial para conciliar as emoções e a racionalidade.
O treinamento vivencial dos workshops é uma boa opção para desenvolver inteligência emocional de modo a conseguir aplica-la no cotidiano do trabalho em equipe.
7 – Workshop para treinar Feedbacks
Feedback é outra habilidade que precisa de integração entre conhecimento e prática para acontecer efetivamente.
O feedback é habilidade básica para qualquer equipe relacionar-se de forma sadia e positiva.
Opiniões emitidas aos colegas sem a devida consideração e cuidado com a expressão verbal podem ser destrutivas para o relacionamento interpessoal e andamento dos trabalhos.
Os Workshops propostos para treinar feedbacks, além de preparar as pessoas para realizá-los, as incentiva a também aprender a recebê-los – que é a contraposição do emissor do feedback.
É um modelo de workshop muito útil para lideranças, tendo em vista que estas devem promover o desenvolvimento contínuo de habilidades e competências dos colaboradores sem destruir a motivação e a moral destes.
8 – Workshops para fortalecer a saúde emocional
Existem também Workshops para ensinar as pessoas a lidar com ansiedade, estresse, irritabilidade, etc.
Estas condições aflitivas estão fortemente relacionadas ao desenvolvimento de enfermidades mentais mais graves, como depressão e doenças psicossomáticas. E podem levar a custos exorbitantescom saúde e absenteísmo por parte das empresas.
Estes Workshops são excelentes para garantir que a produtividade não seja prejudicada, pois ela depende da saúde e disposição do colaborador.
O princípio que rege estes Workshops é o da Psicoeducação. Ela postula que quando as pessoas adquirem conhecimentos e habilidades sobre a psicologia menor será a chance de desenvolverem problemas relacionados à saúde mental. E também ganham repertório para enfrentar, por exemplo, ansiedade e estresse.
Pessoas sem estas adversidades mentais, certamente formarão uma equipe que desempenha melhor, concorda?
9 – Workshops de team building
Atividades dedicadas ao Team building – ou construção de equipes – devem ser exploradas por qualquer organização que quer melhorar os resultados em equipe.
Referem-se às atividades em grupo que têm elementos prazerosos envolvidos. A ideia é integrar e proporcionar que as pessoas se conheçam melhor através de experiências agradáveis.
Workshops dispõem de inúmeras possibilidades lúdicas e prazerosas para melhorar o relacionamento entre as pessoas. De forma geral, todo Workshop aproxima as pessoas envolvidas. No entanto, é possível planejar um exclusivamente para esta finalidade, fator que pode potencializar ainda mais o team building.
10 – Workshops para adesão à estratégia
É um desafio para muitas empresas fazer os colaboradores aderirem a um novo ciclo de planejamento estratégico.
Isso se explica pela cultura organizacional vigente, que pode consistir de hábitos contraditórios à estratégia proposta.
Para estimular as atitudes que contribuem com a estratégia por parte dos colaboradores, as empresas podem recorrer aos Workshops. Há diversos métodos que facilitam a incorporação de valores e posturas por parte das pessoas.
Perceba que Workshops para esta finalidade, modelarão novos aspectos da cultura organizacional, e por isso, provavelmente serão requeridas mais horas de treinamentos vivenciais.
Evidentemente não há modelo único de Workshop para os objetivos enumerados neste artigo. Pois os melhores resultados de um Workshop acontecem quando eles são personalizados às reais e singulares necessidades de cada pessoa e empresa.